Interface entre a Pedagogia da Alternância e o Proeja

Josiane Costa Almeida, Antonio Jorge Paraense da Paixão

Sinopse: O trabalho da professora Josiane Almeida e do Professor Antonio Paraense apresenta elementos da história da Pedagogia da Alternância e suas concepções metodológicas e pedagógicas, especialmente no campo da avaliação do ensino e aprendizagem, enquanto proposta educacional para atender e compreender os estudantes, num sentido de lhes assegurar a formação humana. Pode-se observar que a proposta da Pedagogia da Alternância é associar as experiências científicas com o conhecimento popular, objetivando maior articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, formar o sujeito do campo sem tirá-lo do seu convívio rural. Contudo, muitos desses desafios são pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, visa a formação integrada dos filhos e filhas dos agricultores, que necessitam do trabalho agrícola. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a Pedagogia da Alternância no IFPA – Campus Castanhal, município do estado do Pará, e as metodologias avaliativas do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio profissionalizante, denominado PROEJA Agroextrativista. Estudantes e professores afirmam que os instrumentos de avaliação continuam não considerando a realidade histórica e cultural dos jovens do campo. Dessa forma, os autores apresentam proposta de avaliação do ensino e aprendizagem para o PROEJA, pois entendem que o aspecto pedagógico na Educação do Campo precisa avançar nessa direção.

 

Por Uma Educação do Campo

Miguel González Arroyo, Roseli Salete Caldart, Mônica Castagna Molina

Sinopse: Os textos do livro são testemunhas da história da construção de um direito: o direito do povo brasileiro que vive e trabalha a educação no campo. São experiências e práticas de educadores e educadoras dos diversos movimentos populares, que traduzem de forma séria a educação no campo.

 

 

Educação do Campo: Desafios para a formação de professores

Aracy Alves Martins, Maria Isabel Antunes

Sinopse: Uma educação adequada à realidade das áreas de reforma agrária tem demandado a construção e a melhoria de projetos de educação do campo, iniciativa que ganha força na luta dos movimentos sociais e sindicais e toma as páginas deste livro. A propostaé chamar a atenção do leitor para essa necessidade, revelando o que tem sido feito nesse sentido e o que ainda precisa ser realizado e sinalizando as dificuldades e os desafios desse processo, que visa a elevar as condições de vida e de cidadania de milhares de brasileiros e brasileiras que vivem no e do campo. Grande avanço nessa empreitada é o Pronera, política pública de educação que busca levar aos homens e às mulheres do campo, que têm condição de vida peculiar, o acesso a direitos fundamentais como saúde, educação, energia elétrica e saneamento. Além da terra e do conhecimento sobre seu manejo, muitas vezes determinantes para sua sobrevivência, essa parte representativa dos brasileiros precisa de ações de educação dirigidas e adequadas à forma como vivem. A educação transforma. Agente modificador por natureza, guarda em si um universo de possibilidades para essa gente, sedenta por novas formas de se posicionar no mundo que condicionam, ainda, a formação dos professores a eles dirigidos. Cursos como a Licenciatura do Campo são, pois, uma possibilidade concreta para que os povos do campo, principalmente as assentadas e os assentados da reforma agrária, possam garantir uma educação de qualidade – que valorize a sua realidade – próxima de suas moradas e demais espaços de sociabilidade, produção e reprodução da vida. É para tratar desse assunto, aproximando-o da realidade, que esta publicação foi concebida.

 

Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática

Rodney Carlos Bassanezi

Sinopse: A modelagem matemática é a matemática por excelência, pois as origens das ideias centrais da desta ciência são o resultado da busca da explicação dos fatos observados na vida real. Este livro é mais que uma proposta inovadora, é um verdadeiro guia de ensino-aprendizagem de matemática por meio da modelagem. Partindo da conceituação informal deste método até chegar à sua aplicação em problemas complexos e sofisticados, demonstra como a modelagem foi e pode ser aplicada às mais diversas situações com distintos graus de dificuldade e precisão. O matemático Rodney Bassanezi compõe uma obra dinâmica com exemplos e propostas que podem ser entendidos e aplicados em distintos momentos: programas de iniciação científica, cursos de disciplinas específicas (Biologia, Física, Engenharia, Agronomia, Estudos de população entre outras), aperfeiçoamento de professores e estudos individuais em que o leitor pode aventurar-se na construção de seus próprios modelos, com base na grande variedade de exemplos apresentados. Obra única e referência obrigatória no assunto.

 

Modelagem Matemática no Ensino

Maria Salett Biembengut, Nelson Hein

Sinopse: A modelagem matemática busca traduzir situações reais para uma linguagem matemática, para que, por meio desta, possamos melhor compreendê-las. Neste livro, a modelagem é levada para o dia a dia da sala de aula em suas várias possibilidades de trabalho mostrando como o professor pode fazer para ensinar melhor.

 

 

Modelagem Matemática da Educação Básica

Lourdes Werle de Almeida, Karina Pessoa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan

Sinopse: Ao integrar à Matemática situações e problemas que são familiares para os alunos como aspectos sociais, econômicos e ambientais, a Modelagem incrementa a aprendizagem e mostra que o estudo dessa disciplina, além de importante, pode ser provocativo e agradável.
As aplicações da Matemática visualizadas por atividades de Modelagem requerem um comportamento ativo de professores e alunos na própria definição de problemas (e não apenas na resolução de problemas propostos). Esse ainda não é um procedimento usual, especialmente no âmbito da Educação Básica. Daí a importância deste livro, que proporciona aos professores oportunidades de acesso às diferentes possibilidades de integração de atividades de Modelagem Matemática às aulas, bem como a outras atividades já desenvolvidas.
Essencial para professores de Matemática da Educação Básica e para estudantes de Licenciatura, esta obra surge como um importante instrumento de apoio àqueles que buscam levar a realidade para as salas de aula como um elemento motivador de aprendizagem.

 

Possibilidades do Ensino de Matemática por Atividades

Pedro Franco de Sá (2019)

Características do Ensino de Matemática por Atividades
1) É diretivo
2) Tem compromisso com o conteúdo;
3) Tem compromisso com o desenvolvimento de habilidades para além do conteúdo;
4) É estruturado
5) É sequencial
6) Não está necessariamente associado à resolução de problemas
7) Leva em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes
8) Os resultados são institucionalizados ao final da atividade
9) Não dispensa a participação do professor
10) É adequado para formação de conceitos e acesso a resultados operacionais ou
algorítmicos.
11) É iterativo entre estudantes e professor.