Os conteúdos abordados dentro desse contexto são as operações com Matrizes, uma atividade contextualizada na realidade da agricultura familiar!

Segundo dados do IBGE o Pará vem crescendo no âmbito nacional na produção de mel atingindo índices relevantes que beneficia a agricultura familiar tendo em vista que essa atividade econômica reflete as boas condições tropicais que possui a região destacando as florestas para que a apicultura se desenvolva. Deve-se propor que os alunos realizem uma pesquisa para coletar os dados para preenchimento da tabela abaixo.

De acordo com os dados pesquisados, propor que os alunos resolvam as atividades a seguir:

  1. Considerando a produção de mel nas microrregiões do sudeste paraense (Tucuruí, Paragominas, São Félix do Xingú, Parauapebas, Marabá, Redenção, Conceição do Araguaia) discuta com seus colegas e faça a representação da tabela através de uma matriz M X N destacando os litros de mel comercializado pelas microrregiões.
  2. Na sequência monte outra matriz coluna 3 x 1 destacando o preço médio anual do litro de mel.
  3. Represente o total da receita bruta obtida na transação financeira através da multiplicação das matrizes.
  4. Levando em consideração que o cambio no mês de junho de 2018 girou em torno de R$ 4,12 determine quanto será apurado na venda após a conversão das moedas.
  5. Construa um gráfico que relacione a produção de mel nos municípios que compõem a microrregião do sudeste do Pará no período de 2015 a 2018 e na sequência reúna-se com seus colegas e discuta quais os possíveis motivos para que haja uma queda da produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *