Os conteúdos abordados dentro desse contexto serão: o uso da porcentagem como ferramenta essencial para a organização das questões em debate e representação gráfica.

Para melhor entender a renda na agricultura familiar pode ser realizada uma visita a uma propriedade que tem produção diversificada que produz para o seu autoconsumo e autossustento.

Após realizar a visita ao lote de produção diversificada, deve-se propor aos alunos o preenchimento de uma planilha relatando informações sobre os produtos que são produzidos e consumidos por eles.

O objetivo desta atividade é fazer com que o aluno perceba o quanto custa o que por eles é produzido. Bem como, a qualidade da produção orgânica para a sua saúde e da sua família.

Com a ajuda da professora de Geografia os alunos podem observar o mapa que retrata a propriedade visitada. A partir desse mapa, propor a aos alunos a construção de um novo mapa apontando de forma aproximada a área de cultivo para cada atividade desenvolvida (pastagem, lavoura, produção diversificada, sede, carreador), essa atividade tem como objetivo compreender o percentual utilizado para cada tipo de produção.

Nesta atividade, os alunos devem investigar se o proprietário entrega/vende algum produto para alguma indústria ou intermediários. As questões devem envolver o valor que a indústria paga pelo produto e o preço que é vendido no mercado após passar por todos os intermediários.

De posse dos valores pesquisados, os alunos devem fazer os cálculos de porcentagens colocando os dados em uma tabela e fazer a representação gráfica.

Para apresentar o resultado da atividade à comunidade escolar, pode-se trabalhar em parceria com a professora de artes, no diz respeito ao preparo de uma peça teatral, a fim de realizar a exposição de forma clara e objetiva dos conceitos de autossustento, sustentabilidade e autoconsumo, estabelecendo as diferenças entre agricultura familiar e agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *